O que trata um Cirurgião Vascular?  

Será que eu preciso de uma avaliação Vascular?

Para saber esta resposta, é necessário saber do que trata ou em quais situações que o cirurgião vascular pode te ajudar.

Se você tem varizes ou varicoses nas pernas, é provável que já saiba que este tipo de problema é mais adequadamente tratado pelo cirurgião vascular. Aliás, o tratamento de varizes e varicoses vem passando por uma grande transformação nos últimos anos. Hoje, é possível tratá-las com menos dor e desconforto e com mais eficiência, e também ampliaram-se as opções de tratamento ambulatorial (realizado na clínica, sem necessidade de passar pelo hospital).

Mas não é só nas varizes que o cirurgião vascular pode te ajudar.

A Cirurgia Vascular é uma especialidade que cuida de problemas circulatórios - e apesar do nome ser Cirurgia Vascular - esta especialidade trata na grande parte deles, sem necessidade de operações.

Esta especialidade também contempla áreas de atuação (subespecialidades) que permitem a realização de exames (Ecografia Vascular e Angiorradiologia) e de cirurgias vasculares minimamente invasivas (Cirurgia Endovascular).

A Ecografia vascular é um bom exemplo do avanço tecnológico, da acessibilidade e da importância do cirurgião vascular.

São exames que permitem avaliar o funcionamento e esclarecer as alterações das artérias e veias dos membros (superiores e inferiores), do abdome e da região cervical (carótidas, jugulares e vertebrais).

Além do diagnóstico, permitem planejar e auxiliar no tratamento de inúmeras doenças vasculares, de maneira minimamente invasivas, e na maioria das vezes, feito fora de hospital (realizados na própria clínica).

A Cirurgia Endovascular é outra área em contínuo desenvolvimento. Tornou possível tratar doenças vasculares sem cirurgia aberta (ex: aneurismas, varizes pélvicas, dissecções e obstruções arteriais, compressões vasculares, tumores, malformações vasculares, tromboses venosas e arteriais).

Isto mudou a realidade tanto no tratamento de doenças complexas - diminuindo os riscos e o tempo de internamento e recuperação - quanto para algumas doenças menos graves mas que antes, raramente eram tratadas (ex: varizes pélvicas).

Tudo isso, permite melhorar a qualidade de vida, prolongar a saúde e a vitalidade das pessoas e nos possibilita cuidar melhor de nossos clientes.

Veja alguns sinais de alerta para buscar uma avaliação vascular:

- Dores nas pernas e dificuldade para caminhar, ou diminuição das distâncias de caminhada;

- Câimbras, coceira e manchas na pele próximas ao tornozelo;

- Inchaço, peso e cansaço das pernas no final do dia;

- Veias dilatadas, varizes, varicoses;

- Ferimentos que demoram a cicatrizar ou aparecimento de necrose (casca roxa ou preta geralmente nos pés ou nas mãos);

- Palidez ou Cianose (escurecimento azulado ou roxo) nas mãos ou pés;

- Dor na pelve (abdome inferior) que piora nos períodos menstruais, no calor, no fim do dia;

- Inchaço e empastamento da musculatura;

- Palpação de pulsos aumentados, ou massa pulsátil ou “bola” que pulsa no abdome, na virilha, no pescoço, nas pernas ou nos braços.

 

Dr Felipe Skupien – CRM.PR 25791

Cirurgia Vascular - RQE 16306

Ecografia Vascular - RQE 18820

Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular - RQE 19850

Escolha um horário e marque sua consulta.
Marcar consulta